O tempo e o mar

Tal como os grãos minúsculos de areia em uma praia vasta, assim se espalha o tempo. Tão pequeno em essência, minúsculo e irrelevante quando pouco dele se tem nas mãos. Vejo crianças que deixam suas marcas de pés delicados sobre a areia fina e como não percebem o tempo que lhe está batendo nas faces coradas. Quanto menos tempo se tem, ou se viu, menos se percebe a sua presença. Lógico, talvez, mas mágico sobretudo. É na união de grãos de segundos, na junção de punhados de horas, que se formam as rochas dos anos.  E o tempo passa, as coisas mudam, as pessoas envelhecem, mas o grão… Será sempre grão para as novas mãos que não aprenderam a contemplar o horizonte.

Como toda costa, de marés altas e baixas, assim também o tempo se distribui. Há quem lembre apenas das ressacas, das ondas revoltas dos dias de chuva. Há quem busque contemplar o mar apenas nos dias de calmaria, renegando a aventura e a dor dos dias de mar inquieto. Há aqueles que se aventuram mar adentro, mas, no fim, trazem de volta a jangada para onde começaram. E ficam ali. Indo e vindo sem olhar para os lados, bitolados ao mesmo caminho, presos em um só tempo.

Sim, o tempo e o mar são primos, talvez até pai e filho. O tempo não vê começo, meio ou fim, será sempre ele independentemente do uso que lhe fazem. O mar não vê também fronteiras, nem se impõe um destino próprio. São ambos livres, inconsequentes, auto-suficientes. E nós, somos apenas meninos e meninas a construir castelos de tempo, sempre destruídos pela maré dos anos. Mesmo diante de tanta incoerência, ainda brincamos nossas brincadeiras finitas sobre as águas do infindável.  Haverá sempre o outro para ver o mar pela primeira vez, e, sempre, estará lá o nosso mesmo grão, acariciado pelo nosso mesmo oceano.

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s