A ponte

Sopra o vento gelado que brota das profundezas de um precipício escuro. Percorre-me os pêlos e adentra minhas narinas gelando-me a nuca em um calafrio de medo e excitação. Adiante há um buraco tão vasto que se há de dizer que devora, ao longe, um resto de terra. Entre nós há uma ponte, da qual apenas ouvi falar. Reza a lenda que está lá, mas não a vejo. Como dar um passo sobre a ponte invisível sem temer a queda?

O primeiro passo, que tateia o algo invisível, é um prenúncio de que devo me arremessar. E se lá ponte não houver, voarei para baixo, esfacelando-me em mil como uma grande gota de chuva cortada pelo vento. Se lá ponte não houver, terei prazer na queda e cerrarei os olhos deixando subir os cabelos em chicote. Talvez eu crie asas, talvez consiga seguir para a garganta do abismo e escutar-lhe o grito, acalentando-a e compreendendo-a para que deixe de ser escura e triste.  São tantas as possibilidades da queda que me pego desejando a não-ponte, mas ela pode também estar lá.

E se houver ponte… Se houver o toque sólido no chão que não vejo… Então cada passo será um risco, suando frio a cada ida e respirando aliviado a cada parada. Até que caia no cadafalso da ponte de ilusões, ou até que toque a outra terra distante. Terra minha, distante de mim.

Prometo, no entanto, que se um dia tocar o outro lado, puxo a ponte com as mãos e selo juntas as duas metades separadas. Colo grão a grão as duas faces do abismo e fecho a boca que ali grita. Prometo, sim, com toda veemência de uma alma pronta para jogar-se do abismo. Deste passo saio gota ou saio um.

3 comentários

  1. Que abismo fatal e inafastável! Se eu pudesse, diante dele, viraria as costas e mudaria de caminho. Ou esperaria na borda, a aceitar as coisas como são e esperar que ‘a abominável onda não me molhe tão cedo’. Precisa mesmo ou chegar do outro lado, ou tomar no precipício?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s