Filho

Filho, conserva o sorriso que a dor um dia vem. Aquela alegria dos primeiros anos, que te chegava nas asas da borboleta ou na careta do palhaço. Quando as décadas levarem a juventude, que a essência dela ainda cintile no teu olho para aqueles que te enxergarem a alma. Viva tudo que puder viver, sem medo. A vida vem com tremenda força e passa por nossa pele arrancando partes do que somos. Ela acaba de repente. Então chore todas as lágrimas, dos sofrimentos intensos e vazios da adolescência e daqueles que o corpo silenciará na velhice. Aprenda com a dor, mas não desmorone por ela. Seja forte, sabendo entregar-se à fraqueza. Brinde em todo pôr-do-sol. Veja novos horizontes.

Ame e deixe-se amar. Assuma a dor de querer bem mesmo quem não te quiser. Do amor virão as boas lembranças e a maturidade. Apaixonar-se será cada vez mais difícil, filho, mas saiba que valerá cada segundo. Nunca desista de ser completo em outra pessoa, por mais que se engane ou se decepcione. No final, mesmo que não haja o alguém especial, você terá deixado partes de você em pessoas que amou. Ah, não esqueça, em absoluto, de se jogar em tudo que fizer. Dedicação e disciplina não são tudo. Há de se ter alma. Respire novidade, teste o feio e o sujo, brinque de aventurar-se nas terras onde ninguém vai… E volte de lá com histórias para contar. Deixe-se chegar na velhice com um grande e variado mural de imagens dos dias passados. Seja livre! Não tenha medo de nada, porque o medo vai te barrar. Apenas dê o primeiro passo e a escuridão que hoje esconde teus monstros abrirá em um imenso salão de luzes, onde há música e banquete.

Meu menino, caia sempre que for necessário, e nem digo que se levante logo. Às vezes faz bem aproveitar a queda para se deitar no chão e contemplar as estrelas. Levante das quedas quando a queda já te for uma aliada… Nunca siga com o corpo enquanto a mente permanece estática. Ouça conselhos, pondere-os com seu coração, mas nunca tome-os por lei. Acredite nas pessoas. Elas vão te ferir às vezes, mas esta mácula é delas, não sua. Preserve o bem.

Creia em Deus sempre, nunca no que os homens dizem dele. Crer no Deus que cabe na mente humana é tomar um gole de água do mar e julgar que vai secá-lo. Entenda dele o que te for possível, e saiba que nunca terá todas as respostas. Apenas saiba que há alguém maior que nós e que este alguém é capaz de amar mais do que você.

Meu filho, não se represe, pois somos barreira fraca. Deixe-se vazar e flua na sua própria correnteza. É lindo ser livre e não temer o fim de tudo. O maior medo, no final, é não ter vivido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s