Alma rasa

Ela que achava que a beleza estava nas roupas elegantes e na pele bem cuidada, no sorriso fácil e barulhento, errou a perspectiva das coisas. Deixou seus dias correrem rápidos sem perceber a futilidade em que mergulhara. Era tudo uma frágil vaidade que a juventude trouxe. Nada daquilo realmente importava.

Ela pensou que podia ser sozinha e fazer pouco caso daqueles que lhe cercaram para o bem. Deixou um rastro de ex-amigos e ex-colegas e mais alguns ex-irmãos atrás de si. Trocou de companhia como quem troca a echarpe de acordo com a temperatura do dia. Viveu falácias de amor e amizades de papel em nome da autossuficiência.

Julgou que sinceridade era falar tudo que queria com um sorriso falso no rosto. Fez uso de toda a arrogância que poderia ter tido. Há listas de mágoas naqueles que passaram por ela e todos eles lembram seu nome com expressão de repúdio. Ela acreditou que era boa por se declarar melhor que todos, pensou que fosse humilde por confessar que o era. Foram muitos erros, veja bem, foram erros grotescos.

Hoje existe apenas um grande amigo de longas datas que lhe chega para afagar os cabelos grisalhos. Ninguém menos que o próprio Tempo. Está velha e sozinha, lembrando que teve milhares de colegas, embora não houvesse sobrado nenhum ali naquele momento. Quisera voltar no tempo e orientar-se fingindo ser reflexo do espelho. Teria dito: “Cuidado! Você está fazendo tudo errado!”, ou apenas sido mais poética e chorado para si, nua, despida de toda riqueza e maquiagem.

Agora é tarde. Foi-se a vida de falsas alegrias e choros secretos, de fotos sorridentes e coração estraçalhado. A alma só viveu vaidade e superfície, deixando nos vídeos a casca de um interior vazio. Não foi profunda o suficiente para amadurecer e mergulhar em si, afundar-se. Restou a pele enrugada onde não cabe mais o pó, a boca fina que não destaca o batom. A imagem nas fotos não sorri mais, apenas medita no tempo perdido. Tempo em que julgou que seria jovem, rica e bonita para sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s